CURSO DE EXTENSÃO: Do galego ao português (e vice-versa)

destaque_sergio
Palestra Musical “Foliada brasilega”, com Sérgio Tannus
23 de novembro de 2017
LaborHistórico
Publicados dois números da revista LaborHistórico dedicados ao galego
4 de maio de 2018

CURSO DE EXTENSÃO: Do galego ao português (e vice-versa)

Do galego ao português (212-C).001

Objetivos

Oferecer alguns elementos para tentar compreender a situação sociolinguística da língua galega hoje.

Mostrar as principais diferenças entre as falas galegas e o português brasileiro, de modo a possibilitar o diálogo de alunos brasileiros com enunciados escritos e orais em língua galega.

Programa

1.- A formação histórica do sistema galego-português e a construção das línguas nacionais.

2.- O conflito linguístico na Galiza: as esferas do conflito.

3.- As variedades dialetais do galego e o problema normativo.

4.- Noções de fonética e fonologia: sistema vocálico e sistema consonântico.

5.- Noções de morfossintaxe e de léxico.
Metodologia: Para levar a efeito os objetivos do curso, considera-se pertinente o trabalho com textos teóricos sobre as questões desenvolvidas no programa, textos ensaísticos galegos, gramáticas e também com textos literários, jornalísticos e jurídicos que permitam estudar os principais aspectos gramaticais e discursivos da língua galega.

Duração do curso: 10 horas.
Lugar de realização: Instituto de Letras (UFF), sala 212-C
Dia e hora: SEGUNDAS FEIRAS, dias 9 e 16 de abril, e 7, 14 e 21 de maio de 2018, das 14h às 16h.