Gregório de Tours

estudos galegos 5
Estudos Galegos 5
1 de janeiro de 2017
estudos_galegos_nº__4-16463
Estudos Galegos 4
2 de janeiro de 2017

Gregório de Tours

Gregório_de_Tours_e_a_sociedade_cristã_na_Gália_dos_séculos_V_e_VI_220px

Gregório de Tours e a sociedade cristã na Gália dos séculos V e VI

Autor: Edmar Checon de Freitas.

Niterói, RJ: EdUFF, 2015.

As Histórias, escritas por Gregório de Tours, constituem certamente uma das mais importantes fontes para o estudo da Gália no século VI. Neste livro, o historiador Edmar Checon de Freitas procura analisar a obra como portadora de um projeto para o mundo em que vivia seu autor. Tal desenho consistia em promover o ordenamento cristão da sociedade, mediante a articulação entre estruturas políticas e eclesiásticas, bem como definir o padrão de conduta aplicável a todos os integrantes da sociedade.

Para Freitas, ao compor sua narrativa, Gregório de Tours recorreu aos modelos de santidade e de realeza cristã como os eixos principais de sustentação desse projeto. Os santos nas Histórias são figuras exemplares, cujos milagres após a morte eram tomados como sinais de sua presença no céu. Por outro lado, o modelo de realeza proposto por Gregório também se conecta a essa ideia, tomando Davi e Ezequias como exemplo de reis em busca da santidade.

No prefácio, a historiadora Vânia Leite Fróes  declara que Gregório de Tours e a sociedade cristã na Gália dos séculos V e VI “é um belo exemplo de que texto erudito pode ser agradável e, sobretudo, claro em sua exposição”.