História do Núcleo
de Estudos Galegos



O Núcleo de Estudos Galegos foi instituído pela Norma de Serviço número 401/94, do então Magnífico Reitor da Universidade Federal Fluminense, professor José Raimundo Martins Romêo, em 10 de janeiro de 1994.

A rigor, desde 1991 já vinham sendo realizadas no Instituto de Letras da UFF atividades que visavam ao propósito que consta da Norma de Serviço supracitada, ou seja, “incentivar, promover e realizar ações de caráter interdisciplinar que estimulem o intercâmbio cultural com países de língua portuguesa e/ou galega”. Assim, sob a coordenação da professora Maria do Amparo Tavares Maleval, realizou-se no segundo semestre de 1991 um curso de extensão sobre Língua e Literatura Galegas, ministrado pela professora Teresa Fandinho Barreiro, designada pela Xunta de Galicia para esse fim. No encerramento do curso, foram realizadas as Jornadas UFF de Cultura Galega, cujas conferências foram publicadas em Cadernos de Letras 5 - Aspectos de Cultura Galega, publicação do Instituto de Letras da UFF.

O sucesso dessas realizações motivou o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, chefiado pelo professor Domício Proença Filho, a criar comissão para instituir o Núcleo de Estudos Galegos. Concluídos os trabalhos da comissão, no segundo semestre de 1993, o Departamento encaminhou ofício ao Magnífico Reitor, solicitando a Norma de Serviço para instituição do NUEG.

Em 1994 foi não apenas oficializado o Núcleo de Estudos Galegos, mas também assinado o primeiro convênio de colaboração entre a Xunta de Galicia e a Universidade Federal Fluminense, com a finalidade de fomentar e realizar atividades para a divulgação da língua, da literatura e da cultura galega em geral.

Nesse mesmo ano foram realizadas as II Jornadas UFF de Cultura Galega, sendo os seus Anais publicados em Santiago de Compostela pela Consellería de Educación e Ordenación Universitaria.

Em sua instituição, o NUEG teve como Diretora a professora Maria do Amparo Tavares Maleval e como Vice-Diretor o professor Fernando Ozorio Rodrigues, ambos do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Como membros do Conselho Consultivo atuavam os professores Luiz Antônio L. Coelho, Evanildo Cavalcante Bechara, José Carlos Barcellos, Annita Alvarez Parada, Lygia Rodrigues Vianna Perez e Lídia do Valle Santos.

Com a aposentadoria da professora Maria do Amparo Tavares Maleval, o professor Fernando Ozorio Rodrigues passou a Diretor em exercício do NUEG, auxiliado pelo professor Xoán Carlos Lagares Diez, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

Com a Portaria número 47.965, de 12/11/ 2012, assinada pelo Magnífico Reitor, professor Roberto de Souza Salles, foi designada a nova Diretoria do Nueg e o novo Conselho Consultivo. Como Diretor, foi designado o professor Fernando Ozorio Rodrigues; como Vice-Diretor, o professor Xoán Carlos Lagares Diez; para o Conselho Consultivo foram designados os professores Evanildo Cavalcante Bechara, Maria do Amparo Tavares Maleval, Paulo Antônio Pinheiro Correa, Ricardo Stavola Cavaliere, Ida Maria Santos Ferreira Alves e Rosane Santos Mauro Monnerat.

O NUEG, no desempenho de seu compromisso de divulgar a língua, a literatura e a cultura galegas no âmbito da Universidade Federal Fluminense, tem desenvolvido intensa programação acadêmica, oferecendo cursos de extensão, promovendo ciclos de palestras, seminários e mesas-redondas, projetando filmes seguidos de debates, publicando livros, editando CDs e concorrendo para que alunos e professores da UFF venham a fazer o Curso de Verão em Santiago de Compostela, oferecido pelo Instituto de Língua Galega e pela Universidade de Santiago de Compostela.

Cursos de Extensão
do Núcleo de Estudos Galegos



O NUEG tem oferecido cursos de extensão ministrados por professores galegos e brasileiros, com temática sempre relacionada à língua, à literatura e à cultura galegas.

Em 1995, o curso foi ministrado pelo professor Dr. Carlos Paulo Martínez Pereiro, da Universidade da Coruña. Em 1996, pelo professor Francisco Singul, da Conselleria de Cultura da Xunta de Galícia. Em 1997, pela professora María Sol López Martínez, da Universidade de Santiago de Compostela. E em 1998, pela professora Lydia Fontoira, também da Universidade de Santiago de Compostela.

De 1999 a 2012, os cursos foram ministrados pelos professores Beatriz Gradaílle (leitora de galego da UERJ), Professor Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (Doutor pela Universidade da Coruña e professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFF), Professor Dr. Fernando Ozorio Rodrigues (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e membro da Academia Brasileira de Filologia); Reynaldo Valinho Alvarez (poeta de ascendência galega), Baltasar Pena Abal (leitor de galego da UERJ), Maria Belen Posada (aluna do curso de pós-graduação “lato sensu”, Especialização em Literatura Espanhola, na UFF), Diego Bernal (leitor do Programa de Estudos Galegos da UERJ), Professora Dra. Leonila Maria Murinelly Lima (Doutora em Literatura Comparada), Professora Dra.Susana Álvarez Martínez (Doutora em Literatura Espanhola), Denis Vicente Rodrigues (leitor do Programa de Estudos Galegos da UERJ), Professor Elias Torres (Doutor em Literatura Portuguesa da Universidade de Santiago de Compostela - USC), Professora Elisa Fernández Rei (Doutora em Linguística da USC), Professor Francisco Dubert (Doutor em Linguística da USC), Professor Henrique Monteagudo (Doutor em Linguística da USC) e Rosario Álvarez (Doutora em Linguística da USC).

Desses cursos, os realizados de 2002 a 2010 também foram oferecidos no Liceu Literário Português, no Rio de Janeiro.

Cursos de Verão
em Santiago de Compostela



O NUEG vem proporcionando a ida de alunos e professores a Santiago de Compostela, para participar do Curso de Verão de Língua, Literatura e Cultura Galega, oferecido pelo Instituto de Língua Galega, com o apoio da Universidade de Santiago de Compostela, sempre no mês de julho.

Em 1994, fez o Curso de Verão a aluna Heloísa Maria de Mendonça Louzada. Em 1996, o professor José Carlos Barcellos. Em 2001, o professor Fernando Ozorio Rodrigues. Em 2005, a aluna Luciana Gonçalves Guedes. Em 2009 e 2011, as alunas Karla Duarte Carvalho e Joana Coelho Gutterres. Em 2012, as alunas Karla Duarte Carvalho e Carla Mota. Em 2014 e 2015, o aluno de pós-graduação Sebastião Lindoberg da Silva Campos.

A Direção do NUEG solicita à Direção do Instituto de Língua Galega, promotora do Curso de Verão, uma bolsa para os interessados, a qual tem sido sempre concedida. A bolsa garante ao aluno a gratuidade do curso e ainda uma ajuda de custo no valor aproximado de 450 euros. Ao interessado, cabem as despesas com passagem aérea.

Publicações do
Núcleo de Estudos Galegos



O NUEG, em parceria com a Editora da Universidade Federal Fluminense (EDUFF), publicou cinco números do periódico Estudos Galegos, sob a coordenação da professora Maria do Amparo Tavares Maleval. O número 1 em 1996, o 2 em 1998, o 3 em 2002, o 4 em 2004 e o número 5 em 2007. São artigos de eminentes estudiosos brasileiros, galegos e portugueses, sobre temas relacionados à língua, à literatura e à cultura galegas, consideradas desde o medievalismo até à idade contemporânea.

Pela EDUFF, foi publicada também a obra Maravilhas de São Tiago – narrativas do Líber Sancti Jacobi (Codex Calistinus), de autoria da professora Maria do Amparo Tavares Maleval.

Ainda pela EDUFF, em 2006, teve início outra coleção, a série Estante Medieval, inaugurada com a obra As Cantigas de Santa Maria: um estilo gótico na lírica ibérica medieval (Prêmio ANPOL 2004), de autoria do professor Bernardo Monteiro de Castro, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

No primeiro semestre de 2008, foi publicado o número 2 da coleção Estante Medieval, o livro As cantigas de D. Joan Garcia de Guilhade e estudos dispersos, de autoria do filólogo alemão Oskar Nobiling, em edição organizada pela professora Yara Frateschi Vieira, da Universidade Estadual de Campinas.

Em 2009, da mesma coleção, foram publicados o número 3, Reflexões sobre a hagiografia ibérica medieval: um estudo comparado do “Líber Sancti Jacobi” e das vidas de santos de Gonzalo de Berceo, de Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, e o número 4, Monarquia e Igreja na Galiza na segunda metade do século VI: o modelo de monarca nas obras de Martinho de Braga dedicadas ao rei suevo, de Leila Rodrigues da Silva, ambas professoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A coleção Estante Medieval teve prosseguimento nos anos seguintes: em 2010, saíram dois números: o número 5, o livro Fernão Lopes e a retórica medieval, de autoria da professora Maria do Amparo Tavares Maleval; e o número 6, o livro Cancioneiro d’el rei Dom Denis e estudos dispersos, do filólogo Henry R. Lang, edição organizada pelas professoras Yara Frateschi Vieira, da Universidade Estadual de Campinas, e Lênia Márcia Mongelli, da Universidade de São Paulo; em 2011, publicou-se o número 7, o livro Amadis de Gaula: entre as fendas dos códigos da Cavalaria e do Amor Cortês, da professora Leonila Maria Murinelly Lima, Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; em 2012, foi publicado o número 8, o livro Os cavaleiros que fizeram as cantigas: aproximação às origens socioculturais da lírica galego-portuguesa, de autoria do professor José António Souto Cabo, da Universidade de Santiago de Compostela; em 2013, saiu o número 9, o livro Contos e histórias de proveito e exemplo, de Gonçalo Fernandes Trancoso, em edição crítica feita pelo Professor Dr. Fernando Ozorio Rodrigues; em 2014, foi publicado o número 10, o livro Gregório de Tour e a sociedade cristã na Gália dos séculos V e VI, de autoria do Professor Dr. Edmar Checon de Freitas, do Departamento de Históra da UFF.

Em parceria com a Xunta de Galícia e a Editora Parábola, o NUEG publicou o livro Políticas da norma e conflitos linguísticos, organizado pelos professores Xoán Carlos Lagares e Marcos Bagno, em 2011.

Pela EDUFF, em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela, o NUEG patrocinou a publicação do livro Galego e português brasileiro: história, variação e mudança, organizado pelos professores Xoán Carlos Lagares e Henrique Monteagudo, em 2012.

Em 2015, foi publicado o livro Nélida Piñon nos labirintos da memória, de autoria da Professora Dra. Dalma Nascimento (UFRJ).

O NUEG tem em seu acervo exemplares de todas essas publicações.

Edições de CD's pelo
Núcleo de Estudos Galegos



O NUEG, em parceria com grupos de músicas da UFF, produziu quatro CDs: em 1997, o CD Cânticos de amor e louvor, gravado pelo Conjunto de Música Antiga da UFF, com “Cantigas de Amigo” de Martin Codax e “Cantigas de Santa Maria”, de Afonso X; em 1999, o CD "Annua Gaudia", a Música do Caminho de Santiago, gravado pelo Conjunto Longa Florata; em 2005, o CD Medievo-Nordeste e em 2014 "Milagres de Santa Maria", também gravado pelo Música Antiga da UFF.