Nova Diretoria da AIEG – Asociación Internacional de Estudos Galegos, no Brasil

Captura de Tela 2024-06-04 às 13.58.16
O GALEGO E O PORTUGUÊS: O PASSADO PRESENTE.
4 de junho de 2024

Nova Diretoria da AIEG – Asociación Internacional de Estudos Galegos, no Brasil

IMG_0309

No último congresso da AIEG, celebrado na cidade de Braga e em Guimarães, na Universidade do Minho, entre os dias 17 e 20 de abril de 2024, foi eleita a atual Junta Diretiva da Asociación Internacional de Estudos Galegos, que reune pesquisadoras e pesquisadores ligados a centros de estudos galegos de universidades brasileiras, sob a presidência do professor Xoán Carlos Lagares, vice-diretor do NUEG. Uma de suas missões, na gestão de 3 anos que agora se inicia, consiste na organização do próximo Congresso da associação, que terá lugar no primeiro semestre de 2027 em Niterói (UFF) e no Rio de Janeiro (UERJ)

Compõem a nova diretoria da AIEG:

• Presidente: Xoán Carlos Lagares (NUEG – Universidade Federal Fluminense).
  • Vice-presidente: Valéria Gil Condé (CEG – Universidade de São Paulo).
  • Secretário de RRII: Mailson dos Santos Lopes (CELGA – Universidade Federal da Bahia)
  • Secretária: Thayane Gaspar Jorge (CEG – Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
  • Tesoureira: Érica Sarmiento (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • Vogal: Xosé Henrique Monteagudo Romero (Universidade de Santiago de Compostela).
  • Vogal: María del Mar Paramos Cebey (Universidade de Brasília).
  • Vogal: Carlos Pazos-Justo (Universidade do Minho).
  • Vogal: Antón Corbacho Quintela (Universidade Federal de Goiás).

A Asociación Internacional de Estudos Galegos/International Association of Galician Studies (AIEG) é uma organização internacional que tem como objetivo consolidar e dar visibilidade aos estudos galegos en todas as disciplinas académicas em universidades e centros de pesquisa do mundo. Foi fundada por Kathleen March na década dos 1980, nos Estados Unidos, para divulgar e ampliar o conhecimento sobre cultura galega por meio de congressos trienais. Os seus estatutos definem os seus objetivos da seguinte maneira:

a) Promover os estudos galegos no nível internacional.

b) Propiciar o intercâmbio entre as/os estudiosas/os das diversas disciplinas que se ocupam da realidade galega.

c) Fomentar a presença da cultura galega no mundo, especialmente no âmbito acadêmico.

Mais informação aqui.