O GALEGO E O PORTUGUÊS: O PASSADO PRESENTE.

DIA DAS LETRAS GALEGAS 2024
4 de junho de 2024
Nova Diretoria da AIEG – Asociación Internacional de Estudos Galegos, no Brasil
4 de junho de 2024

O GALEGO E O PORTUGUÊS: O PASSADO PRESENTE.

Captura de Tela 2024-06-04 às 13.58.16

Muitos são os elos e os temas de estudo que aproximam o galego e o português. Os mais evidentes e explorados são os de perspectiva histórica, em razão da origem comum galego-portuguesa. Por outro lado, inúmeras são as obras, fundamentadas em diferentes linhas teóricas, que descrevem as origens do português sem mencionar adequadamente as relações históricas existentes entre as duas línguas. Os achados dessas pesquisas, contudo, não estão livres de controvérsias e contendas teóricas. De modo a contemplar essas questões, pesquisadores brasileiros, da Universidade FederalFluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e galegos, daUniversidade de Santiago de Compostela (USC), realizaram, em junho de 2019, o  I Seminário Internacional de Estudos Linguísticos: Galego e Português, o Passado Presente, com o apoio do CNPq e do Núcleo de Estudos Galegos da UFF. Esta obra, que ora apresentamos, é inspirada nesse evento e, como tal, consolida a aproximação entre o galego e o português, ao reunir trabalhos, escritos em ambas as línguas, e voltados:

(i) para a reflexão e discussão de questões sobre as relações históricas entre o galegoe o português;

(ii) para a socialização de pesquisas pautadas em fenômenos e questões próprios do galego e de variedades do português.

Livro organizado por Jussara Abraçado e por Xoán Carlos Lagares, com a participação dos seguinte autores:

Henrique Monteagudo

Carlos Alberto Faraco

Melina Souza

Thayrine Kleinsorgen

Rosario Álvarez

Mario Eduardo Viaro

Niza Barroso

Leandro Horta

Thalita Amil

Captura de Tela 2024-06-04 às 13.54.04

O Galego e o Português. O passado presente (São Paulo: Parábola Editorial, 2023)